terça-feira, 21 de outubro de 2008

A questão ambiental em foco


Recebemos a carinhosa visita do Engenheiro Agrônomo Sandro Trevisan Fidler que , em noite de formação ,conversou conosco sobre questões ambientais, nossa relação com a natureza que nos cerca e nos abriga e o papel da Educação no sentido de possibilitarque pessoas mais críticas possam preservar o planeta e todas as formas de vida. Agradecemos o carinho a atençao e disponibilidade. Especiais agradecimentos também para sua esposa, nossa querida colega Silvia, professora da Turma Ct3.
Abaixo, um texto oferecido a toda comunidade escolar por nosso amigo Sandro Fidler:


Falar sobre ambiente em poucas horas ou escrever em poucos parágrafos é desafiador, pois é um assunto muito complexo, envolvendo diversas áreas de conhecimento. Temos que ver a geografia, a geologia, a história, a química, a física e as demais se relacionarem como uma grande rede. Porém, cada vez somos mais especialistas e menos sabedores do geral, dos sistemas.
Podemos ver ou ouvir a respeito da perda da biodiversidade, do aquecimento global, das catástrofes ambientais, das mortes por guerras, por fome ou por doenças simples decorrentes de falta de saneamento básico. Mas isso ainda está longe de cada um e não sentimos que diz respeito a nossa casa, com 6 bilhões de habitantes. Esse planeta que estas gerações receberam rumando a destruição pela voracidade do crescimento econômico.
Nessas dimensões de problemas ambientais tudo é distante, mas como está o que nos rodeia? Por exemplo, que tipo de produto eu compro e para onde vão os resíduos sólidos?
É só pensar sobre nossas rotinas. Começando por quanto tempo permanecemos em ambientes fechados durante o dia e também que tipo de ar estaremos respirando quando estamos fora destes ambientes. Quanto eu contribuo para aumentar o os gases estufa e a poluição atmosférica e quanto eu ajudei para aumentar a produção de oxigênio. De onde vem a água que tomamos, quais os rios que contribuem para esta bacia, que tipos de dejetos são diariamente despejados. Qual é o custo do tratamento da água, da manutenção de estações e redes. Para onde vão e o que causam, os detergentes, desinfetantes e tudo mais que despejamos nas pias, privadas e ralos.
A vida nessa planeta só foi possível devido a água. Não estamos cuidando das águas superficiais e nem das subterrâneas.

Além do ar e da água, é fundamental uma boa alimentação para desenvolvimento do corpo e para sobrevivência. Nossa alimentação semanal vem mais da Indústria ou diretamente dos recursos naturais sol, ar, terra e água. Daquilo que vem da Indústria, nós sabemos como são os processos de fabricação ou como interpretar o que está nos rótulos como aditivos, conservantes, etc. Quais os efeitos no organismos das gorduras trans que estavam presentes nos alimentos e agora as fábricas pões enormes avisos nas embalagens que seus alimentos não mais as contém. E do que vem da natureza, quais os agrotóxicos são permitidos em determinadas quantidades nos alimentos e quantos alimentos possuem outros venenos não permitidos. Quais os adubos químicos usados e a que custo ambiental.
Grandes corporações já tem a visão de redes, porém pensado somente no lucro. Dominam setores de sementes (transgênicos), adubos químicos, agrotóxicos, alimentação, indústria farmacêutica entre outros.
O que devemos fazer é aprender e educar. Para aprender é preciso ter curiosidade e buscar a informação, que está acessível para boa parte da população, não esquecendo que outra parte luta pela sobrevivência a cada dia. Para educar é preciso ter sentimento. Se for com amor, um mundo melhor teremos.

Sandro Trevisan Fidler
Engº Agrº Emater

2 comentários:

Unknown disse...

A conversa com Sandro foi agradável, clara e muito elucidativa. Gostaria que pudéssemos continuar conversando sobre o tema - talvez desta forma possamos construir uma nova cultura, de pessoas realmente preocupadas com o nosso planeta e com atitudes que fazem a diferença em relação à vida.

márcia fernanda disse...

Conhecer pessoas que pensam que para educar é preciso ter sentimentos e se for com amor teremos um mundo melhor é gratificante. Agradeço pela linda mensagem que nos deixastes.. e sei que é de coração.
Realmente combinas muito com minha grande amiga Silvinha.
Beijinhos.