quinta-feira, 15 de maio de 2008


Formação discute poesia, literatura clássica e tecnologia
Mais de 70 educadores das escolas municipais que integram o Programa de Leitura Adote um Escritor, da Secretaria Municipal de Educação (Smed), participaram de formação hoje, 15, nas salas multiuso do Santander Cultural. Promovido pela Smed, em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro e a editora FTD, o evento propiciou um diálogo sobre tecnologia, ensino e leitura de poesia, clássicos da literatura, além de debater as atividades do Adote um Escritor.
O encontro foi ministrado pelas professoras Maria Beatriz Guterres, educadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Luiz Francisco Lucena Borges e a professora Carmen Lúcia Lima, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jean Piaget. Na oportunidade, Maria Beatriz abordou o tema A utilização do blog na escola, explicando aos presentes como montar e gerenciar a ferramenta para a publicação da produção textual e artística dos alunos. De acordo com Maria Beatriz, o blog proporciona ao educador e ao aluno participar da rede mundial de computadores. “Precisamos utilizar a tecnologia a nosso favor. O aluno gosta de se ver na Internet, é um incentivo para que ele crie mais e melhor”, completa.
Em sua fala, a professora Carmen Lúcia Lima utilizou-se da poesia de autores conhecidos do público leitor, como Mario Quintana, Sérgio Capparelli, Elias José e Dilan Camargo - este último é um dos escritores já selecionado para o Adote - com a intenção de mostrar a importância da poesia na sala de aula. Segundo ela, o professor precisa definir pra si o que é a poesia, para logo passar esse mundo mágico para o aluno. “O poema pode inspirar a busca pela identidade. A poesia é a arte feita com a matéria-prima que é a palavra”, enfatiza.
Incentivo à leitura - A formação surpreendeu a educadora da Escola Municipal de Educação Infantil Ponta Grossa, Inês Bedin, que acredita ser a leitura uma porta para um futuro melhor para seus alunos. Inês destaca que além de despertar a imaginação e fantasia das crianças, o incentivo à leitura desde cedo culmina no melhor aproveitamento da criatividade. “O contato com o livro desperta os sentidos e provoca a expressão corporal, musical e artística”, explica.
Coordenadora do Adote um Escritor, Cristina Rolim Wolffenbuttel frisa que a formação foi uma oportunidade para os coordenadores do programa nas escolas discutirem sobre questões relacionadas à poesia e às tecnologias, em uma perspectiva de potencialização do trabalho literário na escola.
Adote em 2008 - O Programa de Leitura Adote um Escritor conta com R$ 500 mil para seu desenvolvimento em 2008. Durante todo este ano letivo, as 92 escolas da rede municipal trabalharão com ações de fomento à leitura e receberão a visita de autores. O programa está inserido na ação de Inclusão Social, Cultural, Digital e Esportiva, que integra o programa Lugar de Criança é na Família e na Escola do modelo de gestão da prefeitura.
Até o próximo dia 28, as escolas deverão escolher um dos 53 autores participantes da edição de 2008 para adoção. As escolas que tiverem Educação de Jovens e Adultos poderão escolher um segundo autor a ser trabalhado. Todas as escolas receberão verba para a aquisição de obras literárias e para visitar a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, em outubro.

Um comentário:

Lisiane disse...

Bia
Fico muito feliz em perceber que o blog está sendo reconhecido fora do nosso espaço escolar.Percebo o quanto o blog é importante perante nossa comunidade escolar e como é bom acompanhar os acontecimentos vivenciados em nossa escola, Lucena Borges. Parabéns Bia por ter implantado o blog em nossa escola! É um sucesso!! bjks